Cumprindo o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação, o CISAMVI aderiu, no mês de abril de 2021, ao Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina. Com a adesão, a entidade fará parte de uma rede voluntária e plural com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. 

O CISAMVI já desenvolve iniciativas inseridas nos ODS e, com a adesão, a expectativa é aumentar as ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. Os ODS, adotados em setembro de 2015 pelas Nações Unidas (ONU) e subscrito por 193 países, são uma agenda global que compreende 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. O movimento mundial reúne diversos parceiros, dentre eles empresas, governos, organizações não governamentais, instituições de ensino, associações e voluntários. 

 

OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) E A NOVA AGENDA URBANA NAS AÇÕES IMPLEMENTADAS: 

Durante o mapeamento da rede de atenção à Saúde feito do Médio Vale do Itajaí, realizado pelo CISAMVI entre 2018 e 2019, a entidade estava focada no desenvolvimento do objetivo 3 – Saúde e Bem estar, que resultou na apresentação do case na Conferência Brasil e Alemanha, realizada em Brusque/SC em fevereiro de 2020.

A partir deste trabalho o consórcio se dispôs a atuar em outras áreas, mesmo sendo um consórcio focado em saúde. O mapeamento da Rede e a discussão levantada para documentar o Planejamento Regional Integrado do Médio Vale, permitiu enquadrar os objetivos nos quais o CISAMVI poderia contribuir como entidade pública e organização regional.

Destaca-se nesse processo o papel e ação da AMMVI, instituição coirmã do CISAMVI, que atua em objetivos complementares, e da AGIR – agência de regulação no objetivo focado em água potável e saneamento.

Quanto à Nova Agenda Urbana, mesmo de forma inicial, o CISAMVI já preconiza nas falas e ações os maiores problemas de falta de assistência à saúde, ou lacunas ainda existentes entre os serviços criados e a população, buscando o desenvolvimento das cidades consorciadas.

Entre as ações aprovadas em 2020 para execução em 2021 e 2022, o destaque foi solucionar questões logísticas para garantir o atendimento à saúde, de forma rápida e eficiente, poupando recursos públicos, para que retornem em novos serviços ou na ampliação dos existentes.

A absorção dos princípios Nova Agenda Urbana nas instituições é de extrema urgência, pois o tempo que separa o crescimento organizado e estruturado do simples extrapolamento das cidades é curto. Cabe então às entidades e organizações regionais, com visão, força e capacidade de atuação zelar pelos princípios que se mostram adequados para um crescimento urbano planejado e equilibrado, respeitando seres humanos e todo o meio ambiente envolvido em nossas cidades.

 

 

Projetos 

Dentre os 17 ODS, o CISAMVI já possui iniciativas voltadas aos objetivos, conforme abaixo: 

Objetivo 3: Saúde e Bem-Estar – Como missão principal do CISAMVI, trabalhamos prioritariamente na busca por melhores condições de acesso e tratamento adequado à saúde. A prioridade dos trabalhos do consórcio é voltada para a política de saúde pública buscando ampliar a cobertura dos serviços, garantindo acesso à atendimento digno e medicamentos para o tratamento.

   
Objetivo 5: Igualdade de Gênero – Está intrínseco nas ações e atividades do consórcio. Mesmo com restrições legais que nos impedem de impor um percentual para a contratação de mulheres, e a realização de concursos públicos de acordo com a constituição federal, utilizamos os cargos comissionados à disposição e as funções especiais para equilibrar a ocupação de cargos de chefia na entidade. Temos hoje mais de 50% de mulheres empregadas no CISAMVI. Total equidade nos salários, e proporcionalmente mais mulheres ocupando cargos e funções de confiança do que homens.
   

Objetivo 8: Trabalho decente e Crescimento Econômico – A promoção de ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores é importante tanto na sede do CISAMVI quanto nas empresas fornecedoras. Para tanto, se exige nas contratações ambientes salubres para a prestação dos serviços e a devida comprovação dos vínculos trabalhistas regulamentados entre empresas terceirizadas e seus colaboradores. O CISAMVI, por programas de estágio, abre as portas da instituição para a contratação de alunos do ensino médio e superior, visando introduzir e criar uma mente compreensiva e responsável com a coisa pública e seus deveres com os cidadãos.

   
Objetivo 12: Consumo e Produção Responsáveis – Promover práticas de compras públicas sustentáveis é um dos braços de sustentação do consórcio. Compras compartilhadas, efetuadas com sustentabilidade econômica e operacional e voltadas para a eficiência da máquina pública.
   
Objetivo 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes – Todos os mecanismos de governança, controle interno, transparência e responsabilidade social, além das parcerias com todas as entidades locais, regionais, estaduais e nacionais auxiliam à promover uma entidade pública leve, eficaz nas suas rotinas, transparente e sem espaço para corrupção, em que se incentiva e dispõem ao controle social.
   
Objetivo 17: Parcerias e Meios de Implementação – Buscamos constantemente projetos, parceiros e apoiadores, para evoluirmos no intercâmbio de tecnologia, conhecimento e financeiro. Compreendemos que temos um longo caminho a trilhar para alcançarmos cidades inteligentes e em desenvolvimento sustentável, mas também entendemos que já aprendemos com as oportunidades recebidas, e podemos compartilhar. Por isso estamos inseridos em contexto local, regional, estadual e nacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os 17 ODS propostos são: 

ODS1. Erradicação da pobreza.

ODS2. Fome zero e agricultura sustentável.

ODS3. Saúde e bem-estar.

ODS4. Educação de qualidade.

ODS5. Igualdade de gênero.

ODS6. Água potável e saneamento.

ODS7. Energia acessível e limpa.

ODS8. Trabalho decente e crescimento econômico.

ODS9. Indústria, inovação e infraestrutura.

ODS10. Redução das desigualdades.

ODS11. Cidades e comunidade sustentáveis.

ODS12. Consumo e produção responsáveis.

ODS13. Ação contra a mudança global do clima.

ODS14. Vida na água.

ODS15. Vida terrestre.

ODS16. Paz, justiça e instituições eficazes.

ODS17. Parcerias e meios de implementação. 

Para saber mais sobre os ODS, acesse o site: sc.movimentoods.org.br.