A BUSCA PELA INOVAÇÃO EM TUDO O QUE É FEITO:

As instituições consorciadas são quase trintenárias em Santa Catarina, muito anterior a sua própria regulamentação legal (lei 11.107/2005). O Cisamvi, com 23 anos de história no atendimento aos municípios e atuando na organização de toda a região, se coloca como inovador no seu meio de atuação no momento em que deixa de atuar apenas como um prestador de serviços públicos, ou um órgão executor, e ocupa o papel complementar de oferecer ferramentas e informações, além de um espaço seguro e estável para a construção de uma região voltada para o seu desenvolvimento, mas sempre em sincronia com os territórios envolvidos. Gerando equilíbrio e qualificação nos serviços públicos.

A iniciativa permite que os gestores avaliem e se vejam como rede, assim alcancem novos patamares na diretriz da regionalização, pois é evidente que um único município ou um único ponto de atenção da rede não se desenvolverá sozinho, ou ofertará capacidade operacional suficiente para o atendimento de toda a demanda da sua população, mas uma Rede de Atenção desenhada e validada pode oferecer a qualidade desejada nos fluxos e referências necessários, e no tempo adequado.

Oferecendo condições claras de aperfeiçoamento da oferta, levantamento da demanda, análises de prioridade, determinação de planos de trabalho é que se produzirá efetividade e resolutividade nas demandas.

A inovação, surge com o potencializar o acompanhamento local e regional do desenvolvimento das ações, e proporcionar a participação colaborativa de todos os agentes envolvidos, desde conselhos municipais, técnicos locais, gestores SUS, Prefeitos e agentes regionais, em seu fazer regionalizado.

Toda essa energia focada na analise da realidade e na busca de oportunidades, soluções e ações que quando executadas refletem no desenvolvimento das cidades e de toda a região, servindo de celeiro para impulsionar o mesmo avanço em outras regiões.

Conheça as práticas inovadoras já estabelecidas pelo CISAMVI, entenda como as ações impactam diretamente a governança e gestão local e regional.

  • Assessoria Técnica em Saúde
  • Captação de Recursos
  • Credenciamento de Serviços de Saúde
  • Atendimento em Saúde Especializado Local
  • Educação Permanente em Saúde
  • Compras Compartilhadas
  • Informatização dos Processos
  • Comissão de Processos Administrativos
  • Controle de Zoonoses
  • Regulação Consorciada

VALORES HUMANOS VIVENCIADOS NA PRÁTICA:

Todo o histórico do CISAMVI demonstra o quando os valores transversais definidos fazem parte da instituição, como por exemplo, o quadro de colaboradores é composto em mais de 50% por mulheres, e as mulheres representam mais da metade nos cargos e funções e funções de chefia.

Fazemos a integração dos jovens, menores, como estagiários, onde propomos que o ambiente de trabalho seja desafiador e instigue ao conhecimento, para que obtenham a ideia clara sobre a escolha de suas carreiras.

Absorvemos os ODS como conteúdo inserido nas nossas ações, propondo serviços públicos de qualidade, que atendam as demandas da sociedade de forma justa e igualitária, oferecendo mais qualidade de vida aos munícipes. Trabalhamos ainda com os resultados já obtidos pela AMMVI e AGIR, instituições parceiras, que atuam em objetivos complementares.

Compreendemos a Nova Agenda Urbana como como uma forma de cultivar cidades inteligentes, integradas e voltadas principalmente para as pessoas, e por esse foco dedicamos nossas estratégias para constantemente conhecer nossos arredores, e propor intervenções balizadas pelos princípios propostos, acreditando que a união de bons serviços e a execução de políticas públicas centradas nas pessoas, levará nossas cidades ao futuro de forma organizada e acolhedora.

A gestão e governança do CISAMVI é orientada por resultados obtidos e metas definidas em conjunto com as lideranças municipais, que por sua vez definem com as lideranças locais – Conselhos Municipais de Saúde, ou seja, da própria sociedade organizada surgem as demandas que os alcançam.

Participamos de reuniões de conselhos municipais, Câmara de Vereadores, apresentamos nossos resultados em eventos e grupos de discussão, buscando compartilhar, dar e receber, boas ações que nos auxiliem na evolução.

O CISAMVI atua em conjunto com a Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI e a AGIR – Agência Reguladora de Serviços Públicos. Ambos atuam nas áreas ambientais, oferecendo aos governos locais assessorias próprias para assuntos como meio ambiente, plano diretor, gestão de resíduos, inclusive com serviço consorciado de resíduos sólidos e também licenciamento ambiental.

Em especial a AMMVI atua ainda diretamente com o colegiado de Assistência social, que zela pela manutenção em cada município do FIA – Fundo da Infância e Adolescência. Destacamos ainda entre os colegiados o trabalho da Defesa Civil e o projeto de resiliência; o colegiado de fazendário, com as discussões sobre o financiamento público e receita; além das discussões em assembleia de prefeitos sobre saneamento e planejamento urbano.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana nas ações implementadas na APIS – Saiba Mais!