Covid-19: saiba como notificar problemas com testes

Anvisa orienta profissionais de saúde para a devida notificação de eventuais problemas detectados em exames para Covid-19.

Por: Ascom/Anvisa - Publicado: 08/05/2020 11:27 - Última Modificação: 08/05/2020 11:43

 

A Anvisa reforça que eventuais problemas identificados durante o uso de testes para Covid-19 devem ser notificados ao órgão. Embora já seja de conhecimento dos profissionais de saúde, a regra está sendo reforçada durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).   

A prática é essencial, pois depois de recebidas e organizadas, as informações formam um banco de dados que serve de subsídio para o planejamento e a execução de ações de inspeção, fiscalização e coleta de amostras para análises.   

O objetivo é manter o monitoramento contínuo dos produtos, visando a garantia da sua qualidade, segurança e eficácia. Para isso, a Agência dispõe de ferramentas para que os relatos sejam feitos de forma correta, de acordo com o tipo de regularização do produto e também com o tipo de notificação.   

Veja abaixo quais são essas condições e confira os links para cada tipo de relato.    

Tipo de regularização 

Tipo de notificação e link  

 

Com registro RDC 36/2015 ou RDC 

 

Sem registro - RDC 356 379/2020 

 

 Especificamente com relação aos eventos adversos, a Anvisa informa que está fazendo adequações no formulário para receber também notificações de profissionais de saúde, uma vez que, no momento, a ferramenta acima é destinada a pacientes, familiares, acompanhantes e cuidadores.    

 
 
 
 
 

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