Covid-19: saiba como notificar problemas com testes

Anvisa orienta profissionais de saúde para a devida notificação de eventuais problemas detectados em exames para Covid-19.

Por: Ascom/Anvisa - Publicado: 08/05/2020 11:27 - Última Modificação: 08/05/2020 11:43

A Anvisa reforça que eventuais problemas identificados durante o uso de testes para Covid-19 devem ser notificados ao órgão. Embora já seja de conhecimento dos profissionais de saúde, a regra está sendo reforçada durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A prática é essencial, pois depois de recebidas e organizadas, as informações formam um banco de dados que serve de subsídio para o planejamento e a execução de ações de inspeção, fiscalização e coleta de amostras para análises.

O objetivo é manter o monitoramento contínuo dos produtos, visando a garantia da sua qualidade, segurança e eficácia. Para isso, a Agência dispõe de ferramentas para que os relatos sejam feitos de forma correta, de acordo com o tipo de regularização do produto e também com o tipo de notificação.

Veja abaixo quais são essas condições e confira os links para cada tipo de relato.

Tipo de regularização

Tipo de notificação e link

Com registro RDC 36/2015 ou RDC

Sem registro - RDC 356 379/2020

Especificamente com relação aos eventos adversos, a Anvisa informa que está fazendo adequações no formulário para receber também notificações de profissionais de saúde, uma vez que, no momento, a ferramenta acima é destinada a pacientes, familiares, acompanhantes e cuidadores.

2º Pregão para Compra de EPI - Enfrentamento Novo Coronavírus

Foi publicado nesta terça-feira (09/06), pelo CISAMVI, o 2º Edital de Licitação para Registro de Preços de Equipamentos de Proteção Individual para enfrentamento da Pandemia de COVID-19.

O Registro de Preços terá vigência de 6 (seis) meses, e tem por objeto o atendimento da demanda dos 15 (quinze) municípios consorciados com a aquisição de:

• Álcool etílico 70%
  • Álcool gel 70%
  • Avental descartável
  • Gorro/touca descartável
  • Luvas para procedimento
  • Macacão descartável
  • Máscara cirúrgica
  • Máscara descartável de proteção respiratória (PFF2)
  • Óculos de proteção
  • Protetor facial
  • Termômetro Digital Infravermelho

O processo licitatório será realizado através de Pregão Eletrônico na plataforma Compras Públicas, com abertura das propostas prevista para 17/06/2020.

Acesse o Edital Completo: https://diariomunicipal.sc.gov.br/site/?r=site/gdoc&id=2518052

Painel de Monitoramento Coronavirus no Médio Vale do Itajaí

O CISAMVI em parceria com a AMMVI – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí e Coordenadoria da Macrorregião de Saúde do Vale do Itajaí criou o Painel para Monitoramento de informações relativas ao Novo Coronavirus no território do Médio Vale do Itajaí. Estão disponíveis informações sobre:

📈 O avanço do Novo Coronavirus no Mundo, Brasil, Santa Catarina, Médio Vale e individualizado em nossas Cidades.

🏥 A ocupação dos Leitos Clínicos e de UTI na região.

Acesse:

COVID19 - PAINEL DE MONITORAMENTO

COVID19 - COMPRAS EMERGENCIAIS

Fonte de Informações:

CASOS DE COVID19 (atualização diária):   (1) Mundo: Universidade John Hopkins (Baltimore, EUA) - https://coronavirus.jhu.edu/map.html; (2) Brasil: Ministério da Saúde - https://covid.saude.gov.br/; (3) Santa Catarina: Secretaria de Estado da Saúde - http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/boletins.html; e (4) Municípios do Médio Vale: Secretarias Municipais de Saúde.

LEITOS HOSPITALARES (atualização diária): Coordenadoria de Saúde da Macrorregião do Vale do Itajaí – Leitos SUS de UTI.

BANCO DE PREÇOS (atualização semanal): https://www.cisamvi.sc.gov.br/banco-de-precos-covid19.

REPASSES FINANCEIROS PARA MUNICÍPIOS (atualização semanal): (1) Valores estimados com base nas portarias do Ministério da Saúde nºs: 480; 774; 802; 679; 701; 709; 718; 727; 771; 806; e 827; e (2) valores pagos com base nas informações confirmadas pelos Municípios.

REPASSES FINANCEIROS PARA HOSPITAIS (atualização semanal): (1) Política Hospitalar Catarinense: Foi considerado a diferença entre o pactuado para 2020 e o Teto Previsto na Política; e (2) Faturamento de AIH: O número de Leitos de UTI foram baseados no Plano de Contingência do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Deliberação CIB nº 31/2020; e o número de Leitos de Internação Clínica foram baseados na Portaria SES/SC nº 246/2020.