ESTRUTURA DO CONSÓRCIO

Assessoria em Saúde Pública

As atividades da Assessoria Técnica em Saúde desenvolvidas pelo CISAMVI tem por objetivo apoiar diretamente à Comissão Intergestores Regional (CIR) – Colegiado de Secretários de Saúde, bem como as equipes técnicas municipais na organização de ações e serviços relativos ao Sistema Único de Saúde - SUS, atuando de maneira planejada e articulada na região do Médio Vale do Itajaí.

Em sua atuação, promove orientações técnicas sobre legislações, programas, recursos financeiros, informações em saúde, planejamento regional, qualificação da Atenção Primária (APS), serviços de média e alta complexidade (MAC), gestão do trabalho e educação em saúde, conforme atualizações do Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A função busca trazer maior convergência entre os gestores, por meio de análises técnicas, com o objetivo geral de fortalecimento da Gestão e Governança dos municípios, para qualificação dos investimentos a serem realizados nas ações e serviços de saúde municipais e regionais, de modo que seja maximizado o impacto no acesso e resolução das necessidades em saúde da população na região.

Em 2019, as atividades desenvolvidas foram especialmente dedicadas ao Projeto de Mapeamento da Rede de Atenção à Saúde no Médio Vale do Itajaí - RAS, cujas ações centrais realizadas foram:
- Levantamento físico da disposição dos serviços de saúde na região por meio de formulários eletrônicos, consulta aos registros dos sistemas de informação do SUS e visitas locais;
- Assessoria aos gestores envolvidos, para pactuação do conjunto de responsabilidades individuais ou comuns das ações de saúde no território, orientados pelo cálculo de: oferta x demanda x custo x resolutividade;
- Participação ativa na realização do Processo de Planejamento Regional Integrado (PRI), considerando os parâmetros de incorporação tecnológica, financiamento, equidade no acesso e qualidade da atenção; e,
- Participação na organização de ações de qualificação na Atenção Primária, por meio da educação em saúde, com a implantação do "QualificaAPS" nos municípios, realizando acolhimento com classificação de risco, acesso avançado e outras estratégias de melhoria de acesso, qualidade e resolutividade da atenção primária na região.

Para 2020, a Assessoria Técnica segue com a finalização do projeto de mapeamento da rede, produção de orientações técnicas e apoiando diretamente às Câmaras Técnicas do Colegiado de Gestores da Saúde.

Assessoria Técnica em Saúde: